ACCS - Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade : Infância e Juventude... (e relações com Educação no Século XXI

INFÂNCIA E JUVENTUDE: ÉTICA DA PRESERVAÇÃO HUMANA, CIDADANIA E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI (EDCH 72)
 

Ementa: 

Educação no século XXI e a condição humana e educativa da infância e da juventude. Ética da preservação da condição humana através do cuidado, da proteção e da garantia de direitos para a infância e a juventude. Estatuto da Criança e do Adolescente. Formação de educadores com destaque aos aspectos sociais, filosóficos e políticos. Estudos sobre ‘o século da criança’ e os conceitos de solidariedade e compreensão. Educação Básica e representações identitárias da infância e da juventude no currículo. Ética e estética do habitar infanto-juvenil: design e organização espacial para uma vida escolar infanto-juvenil digna. Reflexão sobre a cidadania e solidariedade como vieses de garantia e manutenção da humanidade necessária a todas as pessoas, grupos e gerações. Análise das relações contemporâneas entre indivíduo x sociedade x cultura; adultos x crianças; civilização x barbárie; cuidado x ética da proteção x abandono x direitos, direitos dos adultos x direitos das crianças, pedagogia x política, etc.).
 
 
Outras atividades/disciplinas:
EDC 248 EDUCAÇÃO E IDENTIDADE CULTURAL
 
EDC 308 - METODOLOGIA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO PARA A INFÂNCIA
 
 
Período : 
terça-feira, 3 Março, 2015 - 13:00
Setor responsável : 
Professora Ana Katia Santos (Dep. II)