10º MANIFESTO À CONGREGAÇÃO DA FACED/UFBA

10º MANIFESTO À CONGREGAÇÃO DA FACED/UFBA
Reunião de Congregação dia 16/01/2009

    O ano de 2008, assim como foi com o ano de 1929, entrará para a história como mais um ano de agonia do capitalismo. O capital especulativo, uma das dimensões da atual economia, compromete a autodeterminação dos povos e a vida no planeta. Sua crise rebate, sim, em todas as dimensões da vida humana, em especial, nas políticas públicas de responsabilidade do Estado e de governos. O natal de 2008 entrará para a história como mais um natal sangrento, não somente pela elevação dos índices de violência dos grandes centros urbanos que registraram mais de 25 mortes em um dia, mas porque na faixa de Gaza intensifica-se a guerra entre os povos Palestinos e Israilenses.
    Para a educação superior no Brasil 2008 foi mais um ano de submissão as políticas educacionais neoliberais, compensatórias, assistencialistas e focais. Expande-se o ensino por decreto presidencial, Decreto Nº. 6.096, de 24 De Abril de 2007, que institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, que não atende as demandas históricas das universidades públicas e as atuais necessidades de expansão na área educacional, em especial, na formação inicial e continuada de  professores do nosso estado, região e pais.  
    Foi o ano da aprovação da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público, Lei Nº. 11.738, De  16 de Julho de 2008, que está sendo contestada por governadores não dispostos a valorizar o magistério e sim, fazer valer a Lei de Responsabilidade Fiscal, em detrimento da responsabilidade social e educacional.
    Ano em que o Governo Lula, através da CAPES, buscou enfrentar um dos mais graves problemas educacionais do país. Faltam 246 mil professores nas redes públicas de educação básica, de acordo com dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Este é um tema em discussão tanto pelo Conselho Técnico Científico da Educação Básica, que estuda a elaboração da minuta de decreto presidencial para instituir o Sistema Nacional de Formação de Professores, quanto pelas instituições formadoras. O instrumento legal possibilitará criar uma rede de formação a partir da oferta de instituições públicas de ensino superior - federais, estaduais e municipais.
    Ano também de debate sobre as variáveis da qualidade da educação – participação comunitária, gestão, organização do trabalho pedagógico, formação inicial e continuada de professores, diretrizes curriculares, reformulação de currículos, valorização do magistério, financiamento da educação, regulamentação da profissão, condições objetivas de trabalho – equipamentos, material didático e instalações. Foi o ano em que as faculdades de educação foram questionadas enquanto centros de formação “fábricas de maus professores” (http://veja.abril.com.br nº 2088 DE 26 DE NOVEMBRO DE 2008), papel que desempenham na formação principalmente as universidades públicas. Atualmente as federais são responsáveis, aproximadamente, por 12% da formação inicial de professores, as estaduais 27% e o restante 61% estão nas mãos da iniciativa privada.
    O ano de 2008 foi o ano em que o Governo Wagner, através de avaliação da educação básica e da constatação dos dados nacionais pode confirmar que o estado da Bahia, com o quinto maior PIB do país, está entre os estados com os piores índices educacionais. Esse é um problema histórico. Não cabem aqui explicações simplistas, mas sim balanços históricos rigorosos.
    Para a FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFBA 2008 foi o ano em que sentimos concretamente as repercussões das medidas adotadas no interior da UFBA a partir do REUNI - Decreto Nº. 6.096, de 24 De Abril de 2007, ano em que ampliamos atividades fins, com novos cursos especiais de graduação – Projeto Irecê, projeto Tapiramuta, Projeto Licenciatura do Campo – ampliamos vagas na pós-graduação em Educação, realizamos concursos para contratação de 4 novos professores e recebemos 4 novos funcionários técnico-administrativos. Ano que em expandimos também as atividades de extensão e retomamos o seminário de pesquisa, agora integrando ensino e extensão. Ano de muitas dificuldades frente aos parcos recursos financeiros repassados, divididos em três parcelas de R$ 14.000,00, que recebemos no decorrer do ano, recursos estes utilizados para material de consumo e serviços de terceiros para a manutenção da Faculdade. O detalhamento do RELATORIO já enviado por solicitação da PROPLAD – está em anexo. Até o inicio do semestre letivo em março, ampliaremos o relatório com a avaliação imprescindível dos setores e a definição de metas para 2009. Em dez manifestos dirigidos a congregação da FACED explicitamos nosso posicionamento em relação ao movimento da conjuntura e da crise estrutural e nos manifestamos em relação à política pública de educação e a política universitária interna na UFBA.
    O ano de 2009 nos aguarda com as comemorações dos 40 anos da FACED. Ano em que a Faculdade deverá discutir sua responsabilidade histórica e enfrentar a atual demanda social advindo tanto da cidade quanto do campo.
    Neste sentido nos cabe perguntar o que nos espera na FACED/UFBA em 2009, além das comemorações dos 40 anos? Nada mais adequado na comemoração dos 40 anos do que os balanços críticos, as avaliações a respeito, e mais, apontar o horizonte, no mínimo, para perspectivá-lo e traçar as táticas necessárias para concretizá-lo. A FACED/UFBA passa, sim, a ter rumos e eles podem ser delineados histórica e teleologicamente, para a formação de professores e a produção do conhecimento cientifico sobre a teoria educacional e pedagógica, sintonizadas com a luta pelas concretas transformações das atuais condições de existência.  
    O que  necessita a FACED/UFBA hoje? Nada mais, nada menos, do que uma reforma estrutural predial e uma reforma regimental que abarquem a expansão, a inovação e a transformação em curso. Nada mais nada menos do que se auto-avaliar em seus processos de formação de professores nos cursos de graduação e pós-graduação, na sua produção do conhecimento e nas suas relações institucionais internas e externas.  Independente de nossas posições teorias e políticas devemos nos unificar para tornar nossa faculdade em conduções infra-estruturais e regimentais adequadas para cumprir suas atividades fins - ensino pesquisa e extensão -, e as atividades meios – gestão e administração. Em médio prazo necessitamos programar com qualidade nosso projeto autônomo de expansão, independente de políticas neoliberais de governos e governantes que estão aliados com a Terceira Via. Em longo prazo, dentro de três a quatro anos, nosso deslocamento para Ondina, próximo das demais licenciaturas, em um prédio novo, ampliado, para que a UFBA consolide a referencia educacional na região e no país, alavancando avanços no campo educacional para a transformação social.
    Mas de imediato temos uma PAUTA a cumprir. Neste sentido estão na Pauta no item Processos em curso na FACED, para a reunião de hoje dia 16 de janeiro de 2009 o seguinte:

 

PROCESSO EM TRAMITAÇÃO NA FACED-UFBA

1.Dados preliminares do RELATORIO DA GESTÃO ANO DE 2008. (Em anexo).

2.Pessoal técnico administrativo – Transferência de Luã por excessivas faltas ao trabalho. Solicitação de transferência da funcionária Ana Cirqueira Guimarães. Aposentadoria de Jorge Cyrillo Nunes Leal. Freqüência de Rômulo Lessa Mendes à disposição da Presidência da republica e lotado na Superintendência estadual Bahia, Agencia Brasileira de Inteligência – ABIN/GSIPR. Afastamento por motivo de doença - Marcos Soares Alves. Chegada da funcionária Ana Cristina alocada na Biblioteca.

3.Balanço financeiro. Recursos recebidos: Três parcelas de R$ 14.000,00 Total: 44.000,00. Recursos próprios (CEFE, Livraria) anual R$ 12.000,00.   Empregados em material de expediente e consumo, serviços de terceiros, serviços de pessoas físicas.

4.CT-INFRA. Professor Miguel Bordas participou da primeira reunião. Estamos discutindo a nossa inclusão no projeto e elaborando o Plano detalhado considerando que a prioridade está relacionada aos programas de pós-graduação e a pesquisa.

5.Trabalho das comissões de sindicância: a) Processo administrativo disciplinar – advertência e cuidados médicos. Agradecimentos a Maria Regina Antoniazzi, Fernando Reis Santos, Prudente Almeida Neto. b) sistema de segurança internet – recomendações para prevenção e vigilância eletrônica e advertências gerais. Agradecimentos a Maria Bonila; Luiz Mendonça e Elicelia Gomes. c) desaparecimento de equipamento – no aguardo. Trabalho de Comissões –  agradecer as comissões que encerraram seus trabalhos  entre a quais a Comissão do Concurso – professora Iracy Alves,  Meyre Góis e Álvaro de Souza. Chamar a atenção das Comissões que devem continuar realizando seus trabalhos em 2009: Comissão que trata do REUNI – Professores Kleverton Santana, Cláudio Lira; Comissão dos 40 anos da FACED Lucia Rocha, Helio Campos e Mary Arapiraca; Comissão de alocação de Vagas: Professor Prudente neto, Cláudio lira, Maria Couto, Cleverson Suzart Silva , Ney Santos e Iracy Alves ; Comissão Planejamento Físico: Iracy Alves, Ney Santos, Meire Góes, Cleverson Suzart Silva, Representação estudantil; Comissão de Elaboração da minuta do novo regimento interno da FACED.

6.Reforma da FACED UFBA. Dossiê detalhado sobre a situação construído. Reuniões realizadas. Diagnóstico preciso com pessoal do planejamento físico a ser concluído em Fevereiro. Visita do Vice-Reitor Mesquita prevista para dia 3 de fevereiro.

7.CENTRO DE ESPORTE – INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTE E LAZER (ISEFEL). Processo encaminhado ao CONSUNI, com projeto político pedagógico e regimento interno. Processo de detalhamento das obras em curso.

8.Docentes transferidos para IHAC – Instituto de Humanidades, Artes Ciência. Professores Márcia Pontes, Sergio Farias e Teresinha Froes.

9.Curso de Pós-Graduação em Difusão do conhecimento. Situação de transferência e necessidades de espaços para três laboratórios, uma coordenação, sala de estudantes e professores.

10.A história da UFBA a história da FACED – Comemorações e publicações. Entrega de texto até dia 15 de março. Comissão responsável apresentou proposta.  

11.Projeto escola de Gestores para a Educação Básica – Necessita espaço para sala de vídeo conferencia e instalação de laboratório de informática.

12.Nova Lei do estágio. Proposta de seminário interativo no inicio do semestre.

13.Calourosa 2009, Dia 06 de março de 2009.

14.Cumprimento do decreto nº 99.658/90 e 6.087/2007 “Desfazimento de material permanente. Cadeiras e demais moveis já foram levados. Falta material de informática.

15.Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Formação Universitária. Pós-Graduação em Educação foi convidada.  A faculdade foi convidada para uma Oficina que deverá ocorrer nas próximas semanas, segundo convite do Reitor Naomar.  

16.Instituição na UFBA de unidade Correição do poder executivo. Decreto nº 5.480 de 30 de junho de 2005 E COMPREENDE ATIVIDADES RELACIONADAS À PREVENÇÃO E APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES.

17.Dados preliminares referentes ao encerramento do exercício 2008. Apresentados pela Pró-Reitora de Planejamento Nádia Andrade Moura Ribeiro.

18.Agradecimentos da Coordenação de Futebol dos Jogos Escolares Brasileiros pela concessão dos espaços no Centro de Educação Física e Esporte e pelo bom atendimento prestado pelo senhor Jaime Pinheiro.

19.Formaturas com e sem solenidade. São sete formaturas para três cursos. A ser discutido na congregação.

    No que diz respeito à ALOCAÇÃO DE VAGAS para concurso público professor magistério superior FACED/UFBA temos a informar que foi discutido no CONSEPE , em reunião ocorrida dia 19/12/08, a distribuição de vagas docentes do REUNI, a alocação de vagas docentes da UAB – Universidade Aberta do Brasil e alocação de vagas do banco de professores equivalentes. Temos que calcular o montante de vagas da Unidade FACED. Para tanto verificamos as demandas dos departamentos de acordo com os planos de desenvolvimento dos departamentos e o Plano de desenvolvimento da FACED. Estamos verificando necessidades departamentais. Exemplificando: Departamento I necessita: 5 vagas para substituir professores substitutos. O Departamento I aguarda, ainda, uma vaga que foi cedida a UFAM, uma transferência da UFPE para a UFBA professora Rosilda Arruda Ferreira, e está chegando uma professora da UFPA, por força de lei. Esta em curso a realização novamente do concurso para o qual não foi aprovado nenhum candidato. Departamento II apresenta uma demanda para substituir 18 professores substitutos e necessita ainda de mais 7 vagas novas perfazendo um total de 25 vagas. O departamento III necessita imediatamente de mais 3 professores, sendo dois na área de saúde e um na párea de ciências sociais e humanas. Ao todo a FACED/UFBA necessita de 33 novas vagas.Os estudos apresentados no CONSEPE a parti do REUNI aponta sete (07) vagas para a FACED sendo uma vaga da UAB, cedida pela matemática que teria direito a 4 vagas pelo seu curso de matemática a distância.
    No que diz respeito aos Cursos de Especialização, estão sendo articulados 10 cursos a serem realizados com o apoio do IAT – Instituto Anísio Teixiera. Professor Roberto machado está contribuindo na coordenação do processo dos cursos Lattus sensu.  
    Por fim, enquanto direção, além de agradecer a dedicação de todos docentes, estudantes e técnicos - administrativos, demonstradas no ano de 2008, estamos apontando para o ano de 2009, com muita luta, determinação, perseverança e muita unidade na ação, para defender a FACED/UFBA e com ela a UFBA e a educação pública, enquanto centro de referência popular de formação de professores para os municípios baianos, o Estado da Bahia, a região nordestina e o Brasil. Enquanto centro de referência da produção do conhecimento cientifico no campo da teoria educacional e pedagógica, enquanto força produtiva, política e ideológica. Portanto, perspectivamos para 2009:
 

PERSPECTIVAS PARA O EXERCÍCIO DE 2009

 - Expansão do ensino regular de graduação com a implementação dos cursos noturnos já aprovados nas áreas de pedagogia, ciências naturais e educação física;

 - Expansão do ensino especial de graduação com a implementação de dois novos cursos de licenciatura em pedagogia, atendendo demanda de prefeituras;

 - Expansão do ensino de pós-graduação lato sensu com a implementação de 10 cursos de especialização em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT);

 - Expansão do ensino de pós-graduação stricto sensu, com a abertura de um novo programa de mestrado em educação física;

 - Fortalecimento do atual programa de pós-graduação em educação, ampliando espaços, pessoal, projetos e programas e melhorando a base de dados informados ao Datacapes;

 - Ampliação da participação da Faced/UFBA em programas e projetos para obtenção de bolsas para os estudantes – PIBIC, PIBID, Permanecer, Monitoria, e outras, bem como a representação da unidade em órgãos, instituições e demais entidades externas à UFBA;

 -  Instalação de uma nova unidade – Instituto Superior de Educação Física, Esporte e Lazer.

 - Reformulação do Regimento Interno da Faced/UFBA, com reestruturação administrativa e acadêmica.

 - Comemoração dos 40 anos da Faced/UFBA;

 - Iniciar a gestão para construção de novo prédio para a Faced/UFBA, em Ondina;

 - Realização de balanços críticos sobre experiências curriculares desenvolvidas no ensino de graduação para atender demanda educacional do estado e da região, e balanço crítico da produção do conhecimento na graduação e pós-graduação;

 - Melhorar as formas de comunicação, informatização, documentação da Faced/UFBA, com infra-estrutura e projetos;

 - Celebrar novos convênios estaduais, regionais, nacionais e internacionais;

 - Reformar o atual prédio da Faced/UFBA;

 - Contribuir para a abertura, a partir da creche UFBA, de uma nova Unidade de Educação Infantil da UFBA.

 - Realizar o segundo seminário integrado de ensino e pesquisa e extensão da FACED.

 - Ampliar quadro de servidores e funcionários tecnico-administrativos e de professores através de concurso público e contratação pelo RJU.
 

ANEXO

Relatório Anual da Faculdade de Educação – 2008

2.Metas definidas para o ano de 2008

 - Expansão do ensino de graduação regular e especial;

 - Expansão da pós-graduação lato e stricto  sensu;

 - Intensificar a melhoria na coleta de dados para avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação – Datacapes;

 - Intensificar a cooperação internacional;

 - Equipar e melhorar a infra-estrutura da biblioteca.

 - Manter a Revista da Faced, dando-lhe um caráter mais institucional;

 - Melhoria na infra-estrutura de tecnologia da informação e comunicação da Faced;

 - Melhoria das condições de trabalho dos docentes e servidores da Faced;

 - Aprovação do novo Instituto de Educação Física, Esporte e Lazer;

 - Instalação da Comissão para Reestruturação do Regimento Interno da Faced;

 - Consolidar os programas de formação de professores em serviço através do Curso de Licenciatura em Pedagogia, nos municípios de Irecê, Salvador, Tapiramutá e do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

3.Ações implementadas para cumprimento das metas e avaliação das não-implementadas

 - Todas as metas foram implementadas com ações aprovadas na Congregação da Faced, e conduzidas pelas instâncias departamentais e colegiados competentes.

4.Ações desenvolvidas na melhoria do ensino de graduação e da pós-graduação

 - O Doutorado Multiinstitucional e Multirreferencial em Difusão do Conhecimento (DMMDC), coordenado pela professora Teresinha Fróes, instalou em 2008.1, a 1ª turma com dez alunos regulares e 16 especiais, sendo oferecidas quatro disciplinas. Em 2008.2, com 27 alunos especiais, e ofereceu seis disciplinas.

 - A Biblioteca Anísio Teixeira, em 2008, continuou o trabalho de automação dos serviços e produtos, visando facilitar o acesso e a recuperação de informações aos usuários. No tocante à infra-estrutura, a Biblioteca adquiriu novos equipamentos: oito computadores, uma impressora, um scanner, 61 cadeiras para usuários, um roteador wireless, além de recuperação das mesas de estudo. Ao acervo, foram acrescidos 928 títulos e 1 930 exemplares, que contribuíram para a atualização da coleção e diversificação dos títulos. A coleção da Biblioteca está integrada ao catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas (SIBI) da UFBA, e disponibiliza atualmente, 9 126 títulos e 27 502 exemplares. Três funcionárias participaram dos cursos de capacitação para Ambiente Administrativo (CDH/UFBA). Redação oficial, português, qualidade no atendimento, ética no serviço público, gestão de processos e informática básica. Para Ambiente Informacional, duas bibliotecárias participaram dos seguintes eventos: Workshop do Pergamum: as IES da Bahia, interagindo com o Pergamum, Seminário Avaliação da Biblioteca Brasileira e XV Seminário Nacional de Biblioteca Universitária (SNBU), realizado em São Paulo. Continua mantendo as bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD – 104 títulos e da produção acadêmica dos estudantes (monografias) – 734 títulos. Participou com a direção do SIBI da elaboração do Projeto Biblioteca sem Fronteiras, do PERMANECER/UFBA, que disponibilizou duas estagiárias do Curso de Biblioteconomia.

 - Concurso Público Docente nos Departamentos de Educação I e II. No Departamento I foram inscritos dez candidatos para o cargo de Professor Assistente, na matéria Psicologia da Educação, realizado no período de 16 a 18 de dezembro, sendo a primeira colocada a professora Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão, a segunda Maria Izabel Souza Ribeiro e a terceira Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira. Para Professor Adjunto, na matéria Conhecimento e formação humana na sociedade contemporânea. Sociedade da aprendizagem, espaços e redes sociais, foram inscritos quatro candidatos, e não houve nenhum candidato indicado. No Departamento II foram inscritos quatro candidatos para Professor Adjunto, na matéria Dimensão Ética da Educação, e o concurso foi realizado no período de 10 a 12 de dezembro, sendo o primeiro colocado o professor Eduardo David de Oliveira, a segunda Ana Kátia Alves dos Santos, e a terceira Noemi Salgado Soares.

5.Destaques em relação ao ensino de graduação e de pós-graduação

 - Programação inaugural do primeiro Doutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC. A programação aberta ao público ofereceu um dia aberto à Ciência e Tecnologia no país e na Bahia, através de palestras, exposições, contando com as presenças do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Diretora da Fapesb, Diretor do Instituto Anísio Teixeira, Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNEB, Diretor de Inovação da Fapesb, Diretor do Instituto Recôncavo de Tecnologia,Coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa do Cefet-Ba e o Coordenador de Pós-Graduação do Senai-Cimate.

 - Recepção dos novos alunos da pós-graduação, com a presença dos membros do colegiado do PPGE, coordenadores de linha e demais professores, realizada no dia 25 de fevereiro, com a seguinte pauta: Palestra com a professora Dora Leal Rosa, presidente da Fapesb sobre o tema O financiamento da pesquisa na Bahia: a contribuição da Fapesb; Apresentação do colegiado e das linhas de pesquisa do programa. Coordenação e vice-coordenação do colegiado e coordenadores de linhas; Apresentação do Regimento da Pós-Graduação e do regime de bolsas, pela professora Theresinha Miranda; Encontro de orientadores/orientandos: negociação de cronograma até a conclusão.

 - Apresentações públicas de 26 teses e de 38 dissertações do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (PPGE), coordenada pelo professor Robinson Tenório.

 - Apresentação de 103 monografias de conclusão de curso da pedagogia, dos semestres letivos 2008.1. e 2008.2 Período das defesas 07 a 11 de julho e 09 a 12 de dezembro/2008.

 - Edital PIBIC 2008, contemplada com 28 bolsas.

 - Edital PIBID – Bolsa de Iniciação à Docência, com 65 bolsas. Ação integrada Faced, IQ, IF, IM.

 - Programa Permanecer com 17 projetos e 35 bolsas
Atuação de 21 Grupos de pesquisa com cinco linhas no programa de pós-graduação em educação.
ACC – Atividade Curricular em comunidade com o oferecimento de 14 ACC.
Curso piloto de especialização em gestão escolar, do Programa Nacional Escola de Gestores, destinado a gestores escolares (diretor e vice), com carga horária de 400 horas, encerrou a primeira turma em 12 de dezembro de 2008, com 270 participantes.

 - Projeto Salvador: Licenciatura em Pedagogia/Séries Iniciais para Professores em Exercício do Município de Salvador. Curso em andamento e conclusão do 5º Ciclo, 2ª turma de professores da rede municipal, sob a coordenação da professora Mary Arapiraca. O curso tem uma característica particular: o currículo é desenvolvido em forma de atividades temáticas.
Projeto Irecê: Licenciatura em Pedagogia/Séries Iniciais para Professores em Exercício do Município de Irecê, sob a coordenação da professora Inez Carvalho. Conclusão do Ciclo 1, 2ª turma, iniciada em agosto/08, com 70 participantes.

 - Curso de Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer, sob a coordenação do professor Cláudio Lira, com carga horária de 360 horas. Conclusão da 1ª turma em março/08, com 33 participantes.

 - Projeto Tapiramutá: Seleção de 90 professores da rede municipal de Tapiramutá, em novembro/08 e início das atividades em 2009, sob a coordenação da professora Inez Carvalho.
Projeto Licenciatura em educação do Campo, seleção de 50 professores, pertencentes à rede pública de ensino, sob a coordenação da professora Celi Taffarel. Início em agosto/2008.

6.Principais projetos de pesquisa



 - Salvador Lê – observatório de leitura;

 - Pensamento Educacional Brasileiro e a Formação para o Trabalho: Anísio Teixeira;

 - As escolas de fábricas na Bahia;

 - As políticas de Educação de Jovens e Adultos: um estudo do Estado da Bahia (1997 – 2005);

 - História e Memória das ações protagonizadas pela Faculdade de Educação na Educação de Jovens e Adultos;

 - Espaços de Aprendizagem nas feiras livres da cidade de Salvador;

 - Memórias do futebol e do remo na Bahia;

 - Cotidiano pedagógico do esporte na escola;

 - Ordenamento legal e políticas públicas de esporte e lazer: o sistema em rede;

 - Desenvolvendo a consciência corporal;

 - Projeto lazer cidadão;

 - Repercussões das políticas públicas de esporte e lazer na mídia impressa na Bahia;

 - Pesquisa sobre a memória dos grandes mestres da Bahia;

 - Projeto 30 anos do DEF/Cefe;

 - Problemáticas do trabalho pedagógico, da produção do conhecimento, das políticas públicas e da formação de professores de educação física abordadas através de pesquisa matricial da rede dos grupos de pesquisa nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia – articuladas pelo Grupo Lepel/Faced/UFBA;

 - Projeto de pesquisa sobre o Curso de Licenciatura em educação no Campo; Avaliação do curso de Licenciatura em Educação do Campo;

 - Pesquisa Rede Cedes/ME – Política Pública do Esporte;

 - Ginástica Alegria na Escola;

 - Formação de Militantes Culturais;

- Formação de Professores de Educação Física e Currículo (DAAD);

 - Epistemologia da Educação e Educação Física;

 - Escola, Trabalho e Cidadania: um estudo longitudinal de egressos e ingressantes do programa de educação de jovens e adultos;

 - Projetos Geres: estudo longitudinal de desempenho de alunos no ensino fundamental;

 - Projeto Famílias Educógenas: como as famílias pobres criam ambientes mais favoráveis ao sucesso escolar;

 - Currículo e espaços multirreferenciais de aprendizagem;

 - Gestão do Conhecimento do Cenário Brasileiro;

 - Educação e Saúde;

 - Coordenação de Implantação das Redes Interativa de Pesquisa e Pós-Graduação em Conhecimento e Sociedade;

 - Reflexões sobre Ciência. Poder e Educação: a postura antropofágica, o inesperado talvez do Grupo de Ensino,
 - Pesquisa e Extensão sobre Matrizes Antropofágicas e Educação (Gepemae);

 - Cultura Corporal, Lazer e Arte: um estudo histórico cultural afrodescendente a partir do Nordeste do Brasil – BA;

 - Os indígenas no território baiano e a relação educativa do governo com eles;

 - Dito e feito: discursos e práticas pedagógicas em escolas da Prefeitura Municipal de Salvador – Regional Itapuã – um estudo de caso;

 - Violência na escola;

 - Produção colaborativa e descentralizada de imagens e sons para a educação básica: criação e implantação da RIPE (Rede de Intercâmbio e Produção Educativa).

7.Projetos de extensão de caráter permanente e outras ações de extensão



 - Seminários sobre a formação econômica, política e sociocultural do Brasil, no período de 12 de março a 18 de junho de 2008, coordenado pelo Grupo Intérpretes Brasileiros Autofágicos da Faced.

 - Curso de Extensão História da Educação na Bahia, no período de 25 de março a 25 de novembro, sob a coordenação da professora Antonietta Nunes.

 - Projeto Sexta Ilustrada, no período de 29 de março a 28 de novembro e coordenado pelas professoras Maria Elisa Lemos e Cláudia Miranda.

 - Projeto Diálogos em Imagens: interações educacionais, sob a coordenação da professora Cecília de Paula, no período de 01 de abril a 31 de julho.

 - Curso A Ontologia do Ser Social, coordenado pela professora Nair Casagrande, Grupo Lepel/Faced/UFBA, realizado no período de 07 a 18 de abril.

 - Curso de Extensão de Ensino de Natação, coordenado pela professora Nair Casagrande, no período de 03 de setembro a 28 de novembro.

 - Projeto Cinescola, coordenado pelo professor José Albertino Carvalho Lordêlo, no período de 08 de abril a 27 de novembro.

 - Curso de Formação de Gestores e Árbitros de Ginástica, sob a coordenação de Maria Elisa Lemos, no período de 24 de maio a 22 de novembro.

 - II Curso de Extensão Classe Hospitalar para Professores da Educação Básica, sob a coordenação da professora Alessandra Barros, no período de 11 de julho a 20 de setembro.

 - V ENELUDE – Encontro de Educação e Ludicidade, sob a coordenação da professora Cristina D’Ávila, no período de 17 a 20 de setembro.

 - Projeto Lazer Cidadão: uma ação comunitária, sob a coordenação de Romilson dos Santos, no período de 1º de março a 18 de dezembro, aberto ao público, com cerca de 300 participantes/mês.
 
- Programa Permanecer. Projeto Nenhum a menos, coordenado pelo professor José Albertino Lordêlo, de janeiro a dezembro, tendo como um dos objetivos prevenir e atenuar a evasão e irregularidade na freqüência escolar. O projeto desenvolveu atividades em 04 escolas de 1º a 4º série do ensino fundamental.

8.Eventos relevantes realizados pela Unidade

 - Posse da nova direção da Faced para a gestão 2008/2012, na Sala dos Conselhos – Reitoria da UFBA, no dia 14 de janeiro, sendo empossadas as professoras Celi Nelza Zülke Taffarel e Iracy Silva Picanço, para diretora e vice, respectivamente.

 - XXIV Encontro Nacional do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (Forumdir. III Reunião dos Coordenadores de Cursos de Pedagogia. I Encontro de Coordenadores/Responsáveis pelas Licenciaturas das Faculdades/ Centros de Educação. Faced/Ufba Salvador/Bahia - 9 a 12 de setembro de 2008). Tema da Reunião: “Expansão do Ensino Superior, Formação de Professores e Qualidade da Educação Básica”.

 - Primeira semana dos calouros dos cursos da Faced, realizada no período de 25 a 29 de fevereiro, numa programação conjunta com os diretórios acadêmicos e específica do curso de Pedagogia, incluindo palestras, mostra de filmes, exposição de pôsteres de trabalhos apresentados por alunos e professores em eventos acadêmicos.
Mesa-redonda sobre o tema Políticas de Formação e Experimentação Educacional do Instituto Anísio Teixeira, da SEC/BA, com a participação dos professores Penildon Silva, Priscila Andreato e Ilma Cabral, realizada no dia 29 de fevereiro.

 - Palestra do professor Victor Hugo Guimarães Rodrigues, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), sobre o tema Ecologia Onírica – ponto de convergência entre educação estética, educação ética e educação ambiental, realizada no dia 13 de março de 2008. Esta palestra foi promovida por grupos de pesquisa da Faced, e pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Gaston Bachelard: Ciência e Arte, da Escola de Teatro.
Palestra da professora Flávia Garcia Rosa, diretora da Edufba, intitulada A pasta do professor, realizada no dia 17 de março, que discutiu a importância do uso consequente das pastas de textos disponibilizadas pelos professores, nas copiadoras da universidade. A atividade foi promovida pelo Grupo de Estudos da Linguagem (Geling), e coordenada pelas professoras Dinéa Muniz e Lícia Beltrão.

 - Conferência sobre a teoria do conhecimento (livro I da obra O Mundo como Vontade e Representação) de Arthur Shopenhauer, realizada no dia 28 de março, organizada pelo Grupo de Pesquisa Subjetividade e Educação (PPGE-Faced).

 - Palestra do professor Nelson Carvalho Marcellino, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), realizada no dia 31 de março/08, sobre o tema A produção do conhecimento na área dos Estudos do Lazer. A atividade marcou a abertura das ACC EDC 464, 457 e 458, organizada pelo grupo HCEL, em conjunto com os grupos ECART/GIPE-CIT, Gepel , MEL, Necea, GIPGAB.

 - Palestra sobre o tema Escola Pública Brasileira na Atualidade: lições da História, no dia 03 de abril/08. A atividade foi organizada pela Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer(Lepel).

 - Entrega do título de Doutor Honoris Causa ao mestre João Pequeno de Pastinha, realizada no dia 23 de abril/08, na Reitoria da UFBA. O autor da proposta foi o professor Pedro Abib.

 - Pré-lançamento do documentário Memórias do Recôncavo: Besouro e outros capoeiras, dirigido pelo professor Pedro Abib, realizado no dia 29 de abril. O filme foi vencedor do Edital Capoeira Viva, do Ministério da Cultura – 2006.

 - Lançamento do livro Denise Tavares – Traços biográficos, de autoria de Esmeralda Maria de Aragão e Joseania Miranda Freitas, esta última do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, realizado no dia 07 de maio, na Biblioteca Monteiro Lobato – Nazaré.

 - Exibição do filme A revolução dos pingüins, iniciativa do Grupo Lemarx, coordenado pela professora Sandra Marinho, no dia 09 de maio, seguido de debate conduzido pelo professor Manolo, do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS).

 - Palestra proferida pela professora Caroline Vasconcelos (UESB), sobre o tema A concepção de sujeito como aparelho psíquico: considerações sobre a crítica de Heidegger a Freud, realizada no dia 09 de maio. A atividade foi organizada pelo Grupo de Pesquisa Subjetividade e Educação.

 - Palestra proferida pela professora e psicanalista Jacy Soares, sobre o tema Psicanálise e Educação, no dia 12 de maio. Esta atividade foi coordenada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (Geling).
Lançamento do livro Escritos sobre educação, comunicação e cultura, de autoria do professor Nelson Pretto, realizado no dia 13 de maio.

 - Seminário – O que se pensa, o que se faz em Currículo e (In)formação, realizado no dia 29 de maio, organizado pelos professores da Linha de Currículo e (In)formação, do PPGE. Um dos objetivos propostos foi discutir concepções de currículo e suas relações com as ações desenvolvidas pelos grupos de pesquisa.

 - Palestra sobre o tema As políticas de esporte e lazer no Estado da Bahia, no dia 11 de junho, proferida pelos professores Michele Ortega Escobar, professora visitante da UFBA, e Paulo de Jesus Conceição, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesp). Promoção: professores e alunos das disciplinas Natação I e Voleibol I.
Palestra proferida pelo professor Luiz Carlos de Freitas, da Universidade de Campinas, no dia 12 de junho, sobre formação do professor e trabalho pedagógico por iniciativa do Lepel e do grupo de trabalho do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

 - Seminário temático intitulado Crítica à Razão Pura: Espaço Transdisciplinar e Tempo Pedagógico, realizado no dia 14 de junho, na Escola de Administração da UFBA. O evento foi organizado pelo Laboratório de Epistemologia Genética (LEG), com os professores Dante Galeffi e Noemi Salgado, do Programa de Pós-Graduação em Educação.
Dois Festivais de Ginástica: Alegria na escola, realizados nos dia 14 de junho e 15 de novembro no Centro de Educação Física e Esporte da UFBA (Cefe). Os eventos foram promovidos pelas turmas 2008.1 e 2008.2 de Ginástica Escolar – Curso de Educação Física, com a participação de estudantes das escolas Edgard Santos, Hildete Lomanto, Manoel Devoto e Odorico Tavares.

 - Palestra proferida pelo professor Miguel Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre o tema Educação e Diversidade, realizada no dia 17 de junho, coordenada pelo Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (Geine), com o apoio da SEC/Bahia e Livraria LDM.
Palestra do professor Newton Duarte, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) sobre o tema Crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria de Vygotsky. No dia 19, trabalho com o grupo de professores e pesquisadores do Lepel e do GT Educação do Campo.

 - sDiscussão sobre o projeto Tabuleiro Digital – seus objetivos, potencialidades, dinâmicas e tensões, que ocorreu após a apresentação da monografia Tabuleiro Digital: vivências, dinâmicas e tensões. Um Estudo de Caso, da aluna Joseilda Sampaio de Souza, do Curso de Pedagogia – semestre 2008.1, realizada em 01 de julho e promovida pelo Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (GEC).

 - História e Memória do Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Bahia, realizado nos dias 21 e 22 de julho. Um dos objetivos foi a construção do documento contendo a história e a memória do fórum EJA/BA. O evento foi coordenado pelas professoras Sandra Marinho e Fátima Upia (UNEB).

 - I Feira de Saberes e Experiências em EJA, ocorrida em 02 de agosto. Essa atividade foi organizada pelos alunos da ACC – 454: Oficinas e Práticas Educativas em EJA (2008.1), numa realização do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (Lepeja).

 - Primeira Semana dos Calouros do Curso de Pedagogia, realizada no período de 11 a 15 de agosto por ocasião do início do semestre 2008.2. Constaram da programação as seguintes atividades: recepção aos calouros, apresentação da direção e setores da Faced, mesas-redondas, apresentação de monografias do semestre 2008.1 e confraternização.

 - Conferência Análise da arte em sete dimensões, ocorrida no dia 14 de agosto pelo professor Alberto Freire de Carvalho Olivieri, da Escola de Belas Artes e Faculdade de Arquitetura da UFBA. O evento foi promovido pela RICS/REDPECT e abriu o semestre 2008.2 do Doutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC).

 - O Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (Lemarx) promoveu no dia 14 de agosto o Debate: 70 Anos da Quarta Internacional, quando foi discutido o significado histórico da fundação da VI Internacional e as perspectivas da luta emancipatória para o séc. XXI.

 - Seminário sobre o tema História e Cultura Afro-brasileira: a importância do educar para as relações étnico-raciais, realizado no dia 06 de setembro, destinado a estudantes da área e interessados.

 - No período de 09 a 12 de setembro a Faculdade de Educação sediou os seguintes eventos: XXIV Encontro Nacional do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (Forundir), III Reunião dos Coordenadores de Cursos de Pedagogia e o I Encontro de Coordenadores/Responsáveis pelas Licenciaturas das Faculdades/Centros de Educação. A reunião discutiu a expansão do ensino superior, formação de professores e qualidade da educação básica, e teve os seguintes encaminhamentos:

 - Conversa com Jacqueline Monbaron-Houriet (Universidade de Fribourg – Suíça, sobre o tema Experiências e Histórias de Vida em Formação: pressupostos e práxis, realizada no dia 10 de setembro, sob a coordenação do Formacce em Aberto e Grafho-UNEB.

 - V Encontro Regional de Educação e Ludicidade, Amar e Brincar: Ludicidade no cotidiano escolar, realizado no período de 15 a 17 de setembro, com a participação dos conferencistas professores Duarte Júnior, da Unicamp; Jivatman, de Auroville, Índia; Maurício Silva, da UFSC, e outros. O evento foi organizado pelo Grupo (Gepel), e coordenado pelos professores Cristina d’Ávila e Cipriano Luckesi, da Faced/PPGE.

 - Lançamento do livro Além das redes de colaboração. Internet, diversidade cultural e tecnologias do poder, organizado pelo professor Nelson Pretto e Sérgio Amadeu da Silveira, no dia 16 de setembro.

 - Encontro de Leitura e Escrita do Geling: Todo risco, ocorrido no período de 28 de setembro a 01 de outubro, destinado a estudantes da graduação e da pós, e a profissionais de Educação. O evento foi uma realização do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (Geling), e teve a coordenação geral da professora Dinéa Muniz.

 - Seminário sobre Estereótipos, Preconceitos e Exclusão Social, realizado em 02 de outubro, que debateu o tema A vida em comunidade e a vida comunitária, numa promoção conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Educação. O evento contou com a participação do professor José Eduardo, do ISC/UFBA, e o líder comunitário Jean Adriano Silva.

 - Palestra proferida pela professora Shirley Maia, doutoranda em Psicologia da Educação pela USP, sobre o tema A pessoa surdocega e a escola, no dia 09 de outubro. A atividade foi promovida pelo Grupo de Pesquisa sobre Educação Inclusiva e Necessidades Especiais (Geine), Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e o Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidade Especial (Nape).

 - Realização da atividade Conversações da Didática com a Antropologia, em 10 de outubro, que discutiu os seguintes temas: História da Educação: da Colônia à República, A concepção do saber e da sala de aula através do tempo. Construindo o discurso sobre raça e gênero. Desafios ao campo educacional. A organização foi da professora Jamile Borges.

 - Curso sobre Diagnóstico da Educação Física, Esporte no Brasil e na Bahia, com o professo Mestre Ailton Fernando de Oliveira (SE). 30 e 31 de outubro de 2008.

 - Palestra do professor Dante Galeffi sobre o tema As dimensões éticas e estéticas na educação transdisciplinar: uma projeção imagético-conceitual de ação e sensibilidade, realizada em 16 de outubro, sob a coordenação da Rede Cooperativa e Intervenção em (In) formação, Currículo e Trabalho (REDPECT).

 - I SIEPE – Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faced sobre o tema Faced: A que será que se destina? Realizado no período de 04 a 07 de novembro, coordenado pelo professor Paulo Gurgel.

9.Intercâmbios de natureza acadêmica


 - Intercâmbio firmado entre o Deutscher Akadenischer Austausch Dienst (DAAD) com o professor Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann, da Universidade Braunschweig/Alemanha, e a UFBA, para nos assessorar em projetos acadêmicos para a formação de professores, cujas ações serão desenvolvidas no período de 2009-2011.

 - Visita da professora pesquisadora Beatriz de Las Heras, da Universidade Carlos III de Madrid – Espanha, que proferiu palestra sobre Fotografia, cinema e charge para o estudo de Madri da Guerra Civil: a imagem na sala de aula.

 - Visita dos professores pesquisadores Peter McLaren (Universidade da Califórnia) e Nathalia Jaramillo (Universidade de Purdue)- Estados Unidos, especialistas em Currículo, nos dias 08 e 13, que proferiram palestras sobre os temas: Multiculturalismo Revolucionário e a Escola no Contexto da Globalização; Multiculturalismo Crítico e os Desafios do Currículo Contemporâneo; Peter McLaren, a Educação para a Práxis Marxista: itinerâncias e reflexões. A atividade foi uma realização do Formacce/Lepel/PPGE-Faced/UFBA – Grafho PPGEduC UNEB.

 - Convite dirigido à professora Celi Taffarel pela Universidad de Pinar del Rio “Hermanos Saíz M. de Oca”/Cuba, para visita acadêmica, tendo em mira o fortalecimento das relações de colaboração entre a Faced/UFBA e o Centro de Estúdios de Ciências de la Educación Superior (Ceces), em 22 de setembro/08.

 - Ciclo de Intercâmbio Internacional realizado no dia 25 de novembro, com as conferências dos professores Carlos Paris (Universidade Autônoma de Madri) – O ser humano como animal cultural. Biologia e cultura e Lídia Falcón (Partido Feminista da Espanha) – A razão feminista: a mulher como classe econômica e social. A exploração do trabalho doméstico. O evento foi organizado pelo Grupo Lepel.

 - Curso: A atual dinâmica entre a revolução, a reforma, o reformismo, a contra-reforma e a contra-revolução em nossa “Maiúscula” América: uma perspectiva histórica, realizado no período de 18 a 20 de agosto, com a presença do professor Luís Suárez Salazar (Cuba), e organizado pelo Grupo Lepel.

10.Convênios, Cooperações e Parcerias de que participe a Unidade


 - Convênio de cooperação técnica entre a UFBA e a Universidade de Umeä (Suécia) Visita do professor Oleg Popov ao grupo de pesquisa GEC, de 11 de fevereiro a 11 de março de 2008, participando das atividades do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, e visitando escolas públicas do Estado da Bahia, como parte do programa de cooperação, viagem dos estudantes de Pedagogia Dart Araújo e Tiago Figueiredo, para cumprir um semestre letivo na Universidade de Umeä, no dia 12 de março, com recursos do Programa Lineaus Palm, do governo sueco.

 - Convênio de cooperação técnico-científica entre a UFBA e o Instituto Superior de Cultura Física “Manuel Fajardo” (Cuba), com a finalidade de promover o desenvolvimento de atividades acadêmicas e culturais.

 - Convênio com a Secad/MEC para desenvolver três projetos sobre educação do campo a saber: Curso de Licenciatura, Elaboração cadernos didáticos e Pesquisa sobre formação.

 - Convênio com Ministério do Esporte para desenvolver a Rede Cedes Pólo UFBA.

11.Prêmios recebidos por discentes e/ou docentes vinculados à Unidade


 - Sem registros na direção.

12.Informações complementares

 - O Projeto Tabuleiro Digital do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) teve continuidade com a atuação de monitores do Programa Permanecer, que selecionou dois estudantes das áreas de Administração e Pedagogia, fortalecendo assim a articulação entre as comunidades externa e acadêmica.



13.Perspectivas para o exercício de 2009

 - Expansão do ensino regular de graduação com a implementação dos cursos noturnos já aprovados nas áreas de pedagogia, ciências naturais e educação física;

 - Expansão do ensino especial de graduação com a implementação de dois novos cursos de licenciatura em pedagogia, atendendo demanda de prefeituras;

 - Expansão do ensino de pós-graduação lato sensu com a implementação de 10 cursos de especialização em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT);

 - Expansão do ensino de pós-graduação stricto sensu, com a abertura de um novo programa de mestrado em educação física;

 - Fortalecimento do atual programa de pós-graduação em educação, ampliando espaços, pessoal, projetos e programas e melhorando a base de dados informados ao Datacapes;

 - Ampliação da participação da Faced/UFBA em programas e projetos para obtenção de bolsas para os estudantes – PIBIC, PIBID, Permanecer, Monitoria, e outras, bem como a representação da unidade em órgãos, instituições e demais entidades externas à UFBA;

 -  Instalação de uma nova unidade – Instituto Superior de Educação Física, Esporte e Lazer.

 - Reformulação do Regimento Interno da Faced/UFBA, com reestruturação administrativa e acadêmica.

 - Comemoração dos 40 anos da Faced/UFBA;

 - Realizar o segundo seminário integrado de ensino e pesquisa e extensão da FACED.

 - Iniciar a gestão para construção de novo prédio para a Faced/UFBA, em Ondina;

 - Realização de balanços críticos sobre experiências curriculares desenvolvidas no ensino de graduação para atender demanda educacional do estado e da região, e balanço crítico da produção do conhecimento na graduação e pós-graduação;

 - Melhorar as formas de comunicação, informatização, documentação da Faced/UFBA, com infra-estrutura e projetos;

 - Celebrar novos convênios estaduais, regionais, nacionais e internacionais;

 - Reformar o atual prédio da Faced/UFBA;

 - Contribuir para a abertura, a partir da creche UFBA, de uma nova Unidade de Educação Infantil da UFBA.

 - Ampliar quadro de servidores e funcionários técnico-administrativos e de professores  através de concurso público e contratação pelo RJU.

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Reunião de Congregação dia 16/01/2009