EDUCAÇÃO INFANTIL

Código da disciplina: 
EDC-290
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

 Estuda os referenciais e as bases legais da educação infantil no brasil, assim como, pressupostos e princípios que nortearam e norteiam as políticas para educação da criança de 0 a 6 anos. Analisa os conceitos mediadores das práticas pedagógicas historicamente constituídas na educação infantil brasileira e os dispositivos didático-pedagógicos que operam nestas práticas pedagógicas, suas bases epistemológicas e teóricas.

Objetivos Gerais: 

 

Conhecer os conceitos, princípios, teorias e práticas da educação infantil.
 

Metodologia: 
  • Exposição oral,
  • seminários,
  • vídeos,
  • trabalhos de grupo,
  • visitas,
  • análise e
  • resenha de textos.
Conteúdo Programático: 

 

- A educação Infantil e sua abordagem histórica

- A educação Infantil no Mundo, no Brasil e na Bahia.

- As políticas de educação infantil e seus referenciais e princípios

- Conceitos mediadores fundamentais das políticas de educação infantil

- A concepção de Infância como fundamento da educação infantil

- Dispositivos didático-pedagógicos do currículo da educação infantil

- Teorias e tendências psico-pedagógicas e sócio-pedagógicas em educação infantil

- Bases filosóficas, históricas, sociológicas e psicológicas para uma proposições curricular pertinente em educação infantil.

- Práticas pedagógicas alternativas em educação infantil: pertinência e relevância.

- A educação infantil no contexto da educação do homem: reflexões filosóficas e epistemológicas.

 

Bibliografia: 

 

Cadernos CEDES.  N. 9, São Paulo, Papirus, 1991.

Fazenda, I. Tá Pronto seu Lobo? São Paulo, Ed. Da PUC/SP, 1988.

Rosemberg, F. Creche. S.P., Cortez, 1989.

__________, Literatura Infantil e Ideologia. S.P., Global, 1984.

Kramer, S. Com a Pré-Escola nas Mãos. S.P., Ática, 1989.

Kramer, S. A Política do Pré-Escolar no Brasil. R.J., Achiamé, 1984.

Macedo, R. O Sentido da Pré-Escola Pública. Salvador, UNEB/EUA, 1991

Machado, M. Pré-Escola é não é escola. S.P., Paz e Terra, 1991

Garcia, R. ( Org.) Revisitando a Pré-Escola. S.P. Cortez, 1993.

Feltran, R. Orientação Educacional na Pré-Escola. S.P. Papirus, 1990