Estudo das raízes históricas da educação da antiguidade até o advento dos tempos modernos, destacando temas relevantes para a compreensão da educação na atualidade.
Desenvolver a capacidade crítica diante dos problemas atuais da educação, através do estudo de História.
-
Exposição oral,
-
seminários,
-
vídeos,
-
trabalhos de grupo,
-
visitas,
-
análise e
-
resenha de textos.
- A História e a História da Educação
- A Educação através dos tempos
- O tempo e o tempo histórico – cronologia
- Metodologia do estudo da História da Educação
- Educação e Sociedade na Antiguidade e no Mundo Feudal
a) educação e religião
b) poder político, a família e a educação
c) estrutura social e a educação
- Organização do ensino da Antiguidade ao Mundo Feudal
a) conteúdo: o que se ensinava
b) quem aprendia, o quê e onde
c) quem ensinava
d) tipos de escola
e) os fins da educação
- A formação dos tempos modernos e a educação do Renascimento à Expansão Européia, com ênfase na educação do Brasil Colônia
a) o Renascimento e a nova visão do mundo
b) a formação do homem burguês
c) Reforma e Contra-Reforma e Educação
d) Expansão européia e a chegada dos portugueses ao Brasil
- O Pacto Colonial
ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação. São Paulo:Moderna, 1989
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro:Guanabara, 1981
CARNOY, Martin. Educação, Economia e Estado; base e superestrutura, relações e mediações. São Paulo:Cortez, 1987
GAL, Roger. História da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1989
GILES, T. R. História da Educação. São Paulo:EPU, 1987
LOPES, Eliane Marta. Perspectivas Históricas da Educação. São Paulo:Ática, 1989
MARROU, H.I. História da Educação na Antiguidade. São Paulo:Ed. USP, 1973
ROSA, Maria da Glória História da Educação através de textos. São Paulo:Cultrix, s/d.