INICIAÇÃO AO TRABALHO ACADÊMICO

Código da disciplina: 
EDC-271
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Introdução ao texto acadêmico, enfatizando a importância da linguagem escrita para o desenvolvimento cultural, científico e da pesquisa educacional. Leitura e sintetização de textos. Pesquisa bibliográfica.

Objetivos Gerais: 

 

Instrumentalizar o aluno para a leitura, interpretação, análise e produção de textos acadêmicos.

 

Metodologia: 

 

  1. Exposição oral,

  2. seminários,

  3. vídeos,

  4. trabalhos de grupo,

  5. visitas,

  6. análise e

  7. resenha de textos.

 

Conteúdo Programático: 

 

 Introdução à linguagem acadêmica

a) linguagem acadêmica como forma de leitura da realidade

b) diferentes formas de ‘leitura”

c) a linguagem escrita como abordagem hegemônica para o desenvolvimento cultural e científico

d) a linguagem hipertextual

- Leitura e sistematização de textos

a) o que é um texto

b) diferentes formas de sistematização

c) fichamentos, resumos, resenhas, monografias, artigos e relatórios

- A pesquisa bibliográfica

a) consulta

b) registros

c) referências.

Bibliografia: 

 

BEAUD, Michel Arte da Tese. Rio de Janeiro:Bertrand Russell,  1997 
CARMO Neto, Dionísio. Metodologia científica para principiantes.  Salvador:Editora Universitária, 1993

CUNHA, José Auri. Interpretando textos. In. Filosofia. Iniciação à investigação filosófica. São Paulo: Atual, 1992. P. 02 – 22.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 33a ed. São Paulo: Cortez, 1997.

GARCIA, Othon Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever. Rio de Janeiro:Fundação Getúlio Vargas,  1988

RUDIC, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica.  Petrópolis:Vozes,   1984

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1985.

SOLOMON, A. Como fazer uma monografia: elementos de metodologia do trabalho científico. Belo Horizonte:1993

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo:Cortez, 1988.

 

Carga Horária Antiga: