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SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

Código da disciplina: 
EDC-278
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Introdução ao estudo da Sociologia no plano teórico-conceitual, abordando a temática dos grupos, das organizações e instituições sociais, nos processos sociais básicos, detendo-se de forma especial na análise da escola e das demais agências educativas a partir das diferentes correntes sociológicas.

Objetivos Gerais: 

 

A disciplina pretende desenvolver no estudante:

- a compreensão, sob a ótica sociológica, da natureza da dinâmica dos processos educativos levados a efeito na sociedade;

- o conhecimento do processo de abordagem dos fenômenos educativos pelo recurso aos métodos e técnicas inerentes às diversas correntes sociológicas.

 

Metodologia: 

 

  • Exposição da professora,
  • Exercícios escritos realizados pelos alunos, individualmente e em grupos,

  • vídeos,
  • Exercícios orais, através de exposições e seminários pelos alunos.
Avaliação: 

 

A avaliação da aprendizagem dos alunos durante o semestre ocorrerá pela realização de 3 (três) provas escritas cujas datas serão previamente estabelecidas segundo o desenvolvimento do trabalho: 

              1ª  AVALIAÇÃO sobre os itens de 1 a  4 do conteúdo programático;

              2ª  AVALIAÇÃO sobre os ítens  de 5 a 8;

              3ª  AVALIAÇÃO sobre os itens de 9 a 11.

 

Conteúdo Programático: 

 

- Sociologia, surgimento, desenvolvimento, objeto e métodos;

- Organização social: sociabilidade e socialização; controle social, papéis sociais;

- As instituições sociais;

- Estrutura social: estratificação social e classes sociais;

- O indivíduo e a sociedade: ação e relações sociais

- Mudança social e mobilidade;

- Estado, Ideologia e Autonomia;

- Educação: conceito, práticas e processos educativos formais e informais;

- Sociedade e Educação: processos de socialização e educação;

- Instituições educativas: família, igreja, escola, grupos diversos, mídia etc...

- Sociologia da Educação.

 

Bibliografia: 

 

LIVROS

MARTINS, Carlos B.; QUE É SOCIOLOGIA, São Paulo, Brasiliense, 1992.

GIDDENS, Anthony, SOCIOLOGIA, Porto Alegre, Artmed, 2005, 4ª ed.

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                      SOCIEDADE, São Paulo, Editora Nacional, 1980.

DURKEIM, Émile, Coleção os Pensadores, S. Paulo, Abril Cultural, 1978.

WEBER, Max, CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA, São Paulo

               Moraes., 1989.

LENIN, Wladimir I., AS TRÊS FONTES E AS TRÊS PARTES

             CONSTITUTIVAS DO MARXISMO, São Paulo, Global, s/d.

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LENHARD, Rudof, SOCIOLOGIA EDUCACIONAL, São Paulo, Pioneira,

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GOMES, Cândido Alberto, A EDUCAÇÃO EM NOVAS PERSPECTIVAS

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TOSCANO, Moema, SOCIOLOGIA EDUCACIONAL, Petrópolis, Vozes,

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DOMINGUES, Maurício José, TEORIAS SOCIOLÓGICAS NO SÉCULO

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TORRES, Carlos Alberto, SOCIOLOGIA POLÍTICA DAS EDUCAÇÃO,

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MANHEIM, Karl e STEWART, W. A. C., INTRODUÇÃO À

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