HANDEBOL I

Código da disciplina: 
EDC-233
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
60h
Ementa: 

 

Histórico e evolução do handebol. Estudo teórico e prático dos fundamentos do handebol. Sistema de jogo e regras oficiais.

Objetivos Gerais: 

 

 

  • Conhecer e analisar o histórico do handebol e sua evolução ao longo do tempo.

  • Conhecer e discutir sobre as regras oficiais do handebol e suas mudanças até os dias atuais.

  • Possibilitar um referencial teórico-prático dos fundamentos e sistemas de jogo.

  • Evidenciar a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem do esporte.

  • Proporcionar a construção coletiva de jogos a partir do handebol.

  • Possibilitar a reflexão crítica sobre a prática do esporte em nossa sociedade.

  • Favorecer a reflexão sobre o papel do educador, dentro do atual contexto sócio-econômico político e cultural.

Metodologia: 

 

 

  • Aulas expositivas e participativas em sala e na quadra com vivência de jogos

  • Leitura e discussão sobre textos

  • Debates em grupos

  • Montagem e apresentação de seminários

  • Prática docente orientada

  • Trabalhos individuais e em grupos

  • Palestras com convidados da área

  • Apresentação e discussão sobre vídeos

Avaliação: 

 

A avaliação será realizada através de um processo contínuo, observando a participação do aluno nas diversas atividades tais como: relatórios de aulas, análise crítica de textos, resenhas, apresentação de seminários, preparação e execução de aulas, produção de textos, freqüência e auto-avaliação.

 

Conteúdo Programático: 

 

 

  • Análise crítica acerca do histórico e evolução do Handebol.

  • Regras oficiais.

  • Estudo e prática dos fundamentos (empunhadura, manejo de bola, passe, arremesso, ataque e defesa)

  • Tática e sistemas de jogo.

  • Estudo e reflexão sobre a prática do esporte, sua influência e resultados nos âmbitos: social, econômico, político e cultural.

  • Construção coletiva de jogos e brincadeiras com base no lúdico, associados ao handebol.

  • Beach Handball

Bibliografia: 

 

 

CBHb. Regras Oficiais de Handebol e Beach Handball. Confederação Brasileira de Handebol, 2000-2001.

BRACHT, Valter – Educação Física e aprendizagem social, Magister, Porto Alegre, 1992.

FREIRE, Paulo – Educação e Mudança, Paz e Terra, RJ, 1979.

SAVIANI, Demerval – Escola e Democracia, Cortez, S. Paulo, 1986.

WERNECK, Christaine L. Gomes. A criança e o esporte: o lúdico como proposta. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.18, n.2, janeiro, 1997.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

KUNZ, Elenor – Transformação Didático – Pedagógico do esporte, Unijuí, Ijuí, 1994.

GONÇALVES et al. Lesões desportivas: o quê? Com quê? Por quê? In Aguinaldo Gonçalves ( Org.) Saúde coletiva e educação física. São Paulo: Papirus, 1997

NAHAS, M. V. Handebol. 2a ed., Rio de Janeiro: Palestra, 1983.

BETTI, Mauro. Educação física e sociedade: a educação física na escola brasileira de 1o e 2o graus. São Paulo: Movimento, 1991.