NOVO SITE DA FACED | UFBA

É com muito prazer que vimos apresentar à Faculdade de Educação, à Universidade Federal da Bahia e ao mundo o Novo Site da FACED-UFBA. Antes da apresentação do conceito que rege o Novo Site, cabe um breve histórico do que foi e do que é a relação da FACED-UFBA com as tecnologias antigas e as contemporâneas. O que será, com tempo e experiência, certamente saberemos.

Nas últimas duas décadas, a Faculdade de Educação da UFBA vem ampliando seu olhar para o mundo das Tecnologias Contemporâneas e propondo discussões que têm levado à constituição de vários grupos de pesquisa com foco reflexivo sobre o papel das TICS na Educação.

Dessa ambiência, nasceu o primeiro site da FACED-UFBA, em meados dos 90, na gestão dos Professores Iracy Picanço e Menandro Ramos. No início da gestão dos Professores Nelson Pretto e Mary Arapiraca, em 2000, a FACED ganhava novo site. Dois anos depois, vimos surgir o Rascunho Digital, projeto criado pelo professor Menandro Ramos realizado com o bolsista Renato Novais, à época, estudante de Ciência da Computação da UFBA. Como não podia deixar ser, o Projeto teve como pano de fundo as provocações do professor Felipe Serpa que, naquela ocasião, fez a seguinte reflexão sobre o rascunho “... partindo da jogada de um texto precipitado por um jogador, que se enriquece e imediatamente enriquece também o universo virtual de possibilidades para todos os outros jogadores, cujos comentários precipitados enriquecem os comentadores e, ao mesmo tempo, também expandem o universo virtual de possibilidades. É um permanente movimento
potência-atualização”.

Naquele momento, era a interatividade nascendo no site da FACED-UFBA. Um espaço aberto para que o mundo pudesse interagir com os vários professores, técnicos e estudantes cadastrados no Rascunho. Ali vimos a efetiva possibilidade de a FACED-UFBA dialogar com qualquer parte do planeta. A FACED-UFBA no mundo para o mundo. Nosso tempo-espaço-lugar em ato e potência, traduzindo a nossa com-vivência.

Agora, temos a emergência do Novo Site da FACED-UFBA que surge na gestão dos professores Cleverson Suzart Silva e Dinéa Maria Sobral Muniz (gestão 2012-2016). A preparação desse Novo Site da FACED-UFBA contou com a colaboração do Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal da Bahia, sendo, mais especificamente, resultado do trabalho dos analistas Aline Meira e Cássio Dourado, ambos do CPD, e dos estudantes do Curso de Ciências da  Computação, Euler Santana e Ian Pierre, e, ainda, de Karina Menezes, Assessora Pedagógica do PROINFANTIL. A ESSES COLABORADORES, NOSSOS IMEDIATOS AGRADECIMENTOS.

Após conversas entre a Direção da FACED, Prof. Menandro Ramos, equipe do CPD e os demais construtores do site, chegamos à concepção da DESCENTRALIZAÇÃO. Buscamos um espaço virtual em que a sua atualização pudesse acompanhar o dinâmico e orgânico movimento da Faculdade de Educação. O tempo é de agilidade na informação. Por isso, o caminho é descentralizar. É proporcionar ao corpo administrativo, aos grupos e linhas de pesquisa, enfim a todos os setores da unidade AUTONOMIA na socialização das informações. Assim, esse é o princípio do Novo Site da FACED-UFBA: agilidade na informação.

É com o espírito democrático dentro da unidade, que o Novo Site vai proporcionar à comunidade interna e externa o rápido acesso a tudo que é produzido em nossa temporalidade espacial própria. A socialização cada vez mais veloz da informação, certamente, enriquecerá, ainda mais, o nosso com-viver potencializando todos os nossos acontecimentos humanos por nós produzidos.

É com essa certeza da potencialização da ambiência em nosso com-viver, portanto, que lançamos o Novo Site da FACED-UFBA, agenciando, como bem apontou o professor Felippe Serpa, uma nova jogada que tem como ponto de partida e chegada a tensão entre a vidavivida e a vidavivente.

Caminhamos... Há um sentimento que nos diz isso...

Cleverson Suzart Silva e Dinéa Maria Sobral Muniz
Diretores da FACED-UFBA