III ELEGE – Encontro de Leitura e Escrita do GELING: para que a escrita seja legível

Tarde

15h às 17h Credenciamento (1º andar da FACED)

Noite

18h Abertura (Auditório I)

Instalação do III ELEGE

Atividade Cultural: Recital Cecília Meireles – Obdália Ferraz e Fernanda Beltrão

Homenagem especial

19h30 Conferência: Para que a escrita seja legível – João Carlos Teixeira Gomes (Auditório I) 

 

06 de novembro

Manhã

8h Abertura – Atividade Cultural

Atividade Cultural: Giroflê, Giroflá – Daniela Sacramento

8h30 Mesas temáticas

Mesa 1: Oralidade e legibilidade na educação de crianças, jovens e adultos – Dizendo alguma coisa que vale a pena

Coordenadora: Dinéa Maria Sobral Muniz

Oralidade e legibilidade dos sentidos produzidos pelas crianças para a Educação Infantil – Risonete Lima de Almeida

Oralidade e legibilidade na Educação Infantil – Leila da Franca Soares

Oralidade e legibilidade: pela superação do silêncio em sala de aula – Osvaldo Barreto Oliveira Júnior
 

Mesa 2: Leitura e legibilidade na educação de crianças, jovens e adultos – Observando o mundo e o transmundo

Coordenadora: Emília Helena Portella Monteiro de Souza

Leitura e legibilidade na Educação não formal – Luciana Moreno

Leitura e legibilidade do mundo e do transmundo através do enleituramento – Rosemary Lapa de Oliveira

Leitura e legibilidade nas narrativas (auto)biográficas de professores em formação – Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas

Leitura e legibilidade nos espaços das Bibliotecas Escolares – Rita de Cassia Brêda M. Lima
 

Mesa 3: Escrita e legibilidade na educação de crianças, jovens e adultos

Coordenadora: Raquel Nery Lima Bezerra

Escrita e legibilidade no Ensino Fundamental: entre textos e intertextos – Liane Castro de Araujo

Escrita e legibilidade no Ensino Médio: os textos pularam os muros da escola – Keyla Rabêlo

Escrita e legibilidade no Ensino Superior – Obdália Ferraz
 

11h30 Atividade cultural (Biblioteca Anísio Teixeira)

Exposição Cecília: Isto ou aquilo

Coordenadora/Curadora: Lícia Maria Freire Beltrão (UFBA)

Tarde

14h Minicurso e Oficina – Para que a escrita seja legível, é preciso dispor os instrumentos, exercitar a mão (Salas da FACED).

Minicurso

  • Gêneros multimodais e a construção da coerência em sala de aula – Elane Nardoto Rios, Laureci Ferreira da Silva e Osvaldo Barreto Oliveira Júnior

  • Alfabetização e letramentos: experiências pedagógicas com a linguagem. - Dinéa Maria Sobral Muniz, Rita de Cássia Breda Mascarenhas Lima e Fabiola Silva de Oliveira Villas Boas

Oficinas

  • As mil maneiras de escrever: atividades de retextualizacão – Keyla Rabêlo

  • De livro em livro: observando o mundo e o transmundo –Joilda Albuquerque dos S. Pereira e Regina Lúcia de Araújo Gramacho
     

Noite

18h30 Minicurso e Oficina - Para que a escrita seja legível, é preciso disporos instrumentos, exercitar a mão (Salas da FACED).

Minicurso

  • A Constituição do Sujeito Leitor: leituras do mundo e do transmundo – Rosemary Lapa de Oliveira

Oficinas

  • Na trilha da palavra e da escrita: a busca de cada um – Aline Oliveira da Silva e Jardelina Oliveira de Moura

  • Conhecendo os sentidos dos caracteres: a escrita e o ensino da ortografia – Carla Jamille Cerqueira de Araújo e Tarcyla Coelho de Souza Marinho
     

07 de novembro

Manhã

8h30 Sessões de Comunicação Dizendo coisas que valham a pena

11h30 Atividade cultural: Encontro com a escritora Sayuri Suto

Tarde

13h Sessão de Pôster Observando os resultados das experiências: (1º andar da FACED)

15h Atividade Cultural - Canastra Real

16h Conferência de Encerramento: Desafios para que a escrita seja legível – José Luiz Fiorin / USP (Auditório I) .

Período : 
De quarta-feira, 5 Novembro, 2014 - 18:00 até sexta-feira, 7 Novembro, 2014 - 19:00
Setor responsável : 
GELING