Tarde
15h às 17h Credenciamento (1º andar da FACED)
Noite
18h Abertura (Auditório I)
Instalação do III ELEGE
Atividade Cultural: Recital Cecília Meireles – Obdália Ferraz e Fernanda Beltrão
Homenagem especial
19h30 Conferência: Para que a escrita seja legível – João Carlos Teixeira Gomes (Auditório I)
06 de novembro
Manhã
8h Abertura – Atividade Cultural
Atividade Cultural: Giroflê, Giroflá – Daniela Sacramento
8h30 Mesas temáticas
Mesa 1: Oralidade e legibilidade na educação de crianças, jovens e adultos – Dizendo alguma coisa que vale a pena
Coordenadora: Dinéa Maria Sobral Muniz
Oralidade e legibilidade dos sentidos produzidos pelas crianças para a Educação Infantil – Risonete Lima de Almeida
Oralidade e legibilidade na Educação Infantil – Leila da Franca Soares
Oralidade e legibilidade: pela superação do silêncio em sala de aula – Osvaldo Barreto Oliveira Júnior
Mesa 2: Leitura e legibilidade na educação de crianças, jovens e adultos – Observando o mundo e o transmundo
Coordenadora: Emília Helena Portella Monteiro de Souza
Leitura e legibilidade na Educação não formal – Luciana Moreno
Leitura e legibilidade do mundo e do transmundo através do enleituramento – Rosemary Lapa de Oliveira
Leitura e legibilidade nas narrativas (auto)biográficas de professores em formação – Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas
Leitura e legibilidade nos espaços das Bibliotecas Escolares – Rita de Cassia Brêda M. Lima
Mesa 3: Escrita e legibilidade na educação de crianças, jovens e adultos
Coordenadora: Raquel Nery Lima Bezerra
Escrita e legibilidade no Ensino Fundamental: entre textos e intertextos – Liane Castro de Araujo
Escrita e legibilidade no Ensino Médio: os textos pularam os muros da escola – Keyla Rabêlo
Escrita e legibilidade no Ensino Superior – Obdália Ferraz
11h30 Atividade cultural (Biblioteca Anísio Teixeira)
Exposição Cecília: Isto ou aquilo
Coordenadora/Curadora: Lícia Maria Freire Beltrão (UFBA)
Tarde
14h Minicurso e Oficina – Para que a escrita seja legível, é preciso dispor os instrumentos, exercitar a mão (Salas da FACED).
Minicurso
-
Gêneros multimodais e a construção da coerência em sala de aula – Elane Nardoto Rios, Laureci Ferreira da Silva e Osvaldo Barreto Oliveira Júnior
-
Alfabetização e letramentos: experiências pedagógicas com a linguagem. - Dinéa Maria Sobral Muniz, Rita de Cássia Breda Mascarenhas Lima e Fabiola Silva de Oliveira Villas Boas
Oficinas
-
As mil maneiras de escrever: atividades de retextualizacão – Keyla Rabêlo
-
De livro em livro: observando o mundo e o transmundo –Joilda Albuquerque dos S. Pereira e Regina Lúcia de Araújo Gramacho
Noite
18h30 Minicurso e Oficina - Para que a escrita seja legível, é preciso disporos instrumentos, exercitar a mão (Salas da FACED).
Minicurso
-
A Constituição do Sujeito Leitor: leituras do mundo e do transmundo – Rosemary Lapa de Oliveira
Oficinas
-
Na trilha da palavra e da escrita: a busca de cada um – Aline Oliveira da Silva e Jardelina Oliveira de Moura
-
Conhecendo os sentidos dos caracteres: a escrita e o ensino da ortografia – Carla Jamille Cerqueira de Araújo e Tarcyla Coelho de Souza Marinho
07 de novembro
Manhã
8h30 Sessões de Comunicação Dizendo coisas que valham a pena
11h30 Atividade cultural: Encontro com a escritora Sayuri Suto
Tarde
13h Sessão de Pôster Observando os resultados das experiências: (1º andar da FACED)
15h Atividade Cultural - Canastra Real
16h Conferência de Encerramento: Desafios para que a escrita seja legível – José Luiz Fiorin / USP (Auditório I) .