ANEXO I
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Área de Conhecimento: Biomecânica Aplicada àEducação Física
Classe: A Denominação: Professor Assistente A
RT: DE Vagas: 01
Titulação : Licenciatura em Educação Física, Mestrado em Educação Física, ou Ciências do Esporte, ou Educação, ou Áreas Afins.
Tipo de Prova: Escrita, didática, títulos e defesa de memorial.
Período de Inscrição :de 30/06/2016 A 29 /08/2016.
Área de Conhecimento: Ginástica
Classe: A Denominação: Professor Adjunto A
RT: DE Vagas: 01
Titulação: Licenciatura em Educação Física, Doutorado em Educação Física, ou Ciências do Esporte, ou
Educação, ou Áreas Afins.
Tipo de Prova: Escrita, didática, títulos e defesa de memorial.
Período de Inscrição: de 30/06/2016 a 29/08/2016.
Área de Conhecimento: Treinamento Desportivo e Musculação
Classe: A Denominação: Professor Adjunto A
RT: DE Vagas: 01
Titulação: Licenciatura em Educação Física, Doutorado em Educação Física, ou Ciências do Esporte, ou Educação, ou Áreas Afins.
Tipo de Prova: Escrita, didática, títulos e defesa de memorial.
Período de Inscrição: de 30/06/2016 a 29/08/2016.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I
Área de Conhecimento:Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
Classe: A Denominação: Professor Adjunto
ART: DE Vagas: 02
Titulação: Graduação em Pedagogia ou em áreas relacionadas ao concurso. Doutorado em Educação ou em áreas relacionadas ao concurso.
Tipo de Prova: Escrita, didática, títulos e defesa de memorial.
Período de Inscrição: de 30/06/2016 a29/08/2016
ANEXO II
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Área de Conhecimento: Biomecânica Aplicada àEducação Física
Pontos:
1.Conceitos e fundamentos históricos da Biomecânica;
2. Biomecânica aplicada a Educação Física e seu papel na formação de professores;
3. Balanço da produção do conhecimento em biomecânica aplicada à Educação Física;
4. Bases da biomecânica do movimento humano: cinética e cinemática;
5. Biomecânica aplicada ao ensino e treinamento em esportes;
6. Biomecânica aplicada ao trabalho no espaço escolar ;
7. Biomecânica aplicada ao treinamento corporal;
8. Biomecânica aplicada ao trabalho com populações especiais e pessoas com deficiência;
9. Biomecânica aplicada à saúde e ao trabalho;
10. A biomecânica e possibilidades de trabalho multiprofissional.
Área de Conhecimento: Ginástica
Pontos:
1 Bases e fundamentos históricos da ginástica;
2. Processos de ensino-aprendizagem da ginástica e suas modalidades;
3. Teorias pedagógicas que fundamentam o ensino-aprendizagem da ginástica
4. Ginástica e práxis pedagógica: métodos de ensino-aprendizagem;
5. Ginástica e sistema educacional: dimensões técnico-pedagógicas ;
6. Dimensões técnico-pedagógicas da ginástica para populações especiais e pessoas com deficiência;
7. Dimensões técnico-pedagógicas da ginástica no mundo do trabalho e do lazer;
8. Balanço da produção do conhecimento em ginástica;
9. Formação de professor para o ensino e treinamento da ginástica.
Área de Conhecimento: Treinamento Desportivo e Musculação
Pontos:
1.Princípios, fundamentos históricos e conceitos do Treinamen
to Desportivo e da Musculação;
2..Abordagens, métodos e técnicas de ensino em Treinamento Desportivo e em Musculação;
3. Papel doTreinamento desportivo na formação do professor de Educação Física;
4. Balanço da produção do conhecimento científico em Treinamento Desportivo e em Musculação;
5. Aplicações do Treinamento Desportivo e da Musculação no trabalho com populações especiais e pessoas com deficiência;
6. O papel do Treinamento Desportivo no Sistema Escolar;
7. Aplicações do treinamento no sistema desportivo
8. Aplicações do Treinamento Desportivo e da Musculação na área da saúde e do trabalho;
9.Medidas e avaliação aplicadas ao Treinamento Desportivo e a Musculação.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I
Área de Conhecimento:Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
Pontos:
1.Atendimento educacional especializado e salas de recursos multifuncionais: práticas e estratégias diferenciadas de ensino para pessoas com necessidades educacionais especiais;
2. A pessoa com deficiência auditiva: suas diferentes formas de comunicação, suas necessidades educacionais especiais e a operacionalização no sistema educacional brasileiro;
3. A escrita em Braille, os softwares para conversão de textos, a audiodescrição e a atividade dos ledores: tensões e colaborações na educação de pessoas com deficiência visual;
4. A equidade de oportunidades frente a superação das barreiras de acessibilidade tecnológica, comunicacional, arquitetônica e atitudinal no espaço da escola;
5. A História da Educação Especial no Brasil em suas diversas perspectivas;
6. Questões conceituais da categorização tripartida do público alvo da Educação Especial –pessoas com deficiência, pessoas com transtornos globais do desenvolvimento e pessoas com
superdotação/altas habilidades;
7. Lei Brasileira da Inclusão: principais regulamentações e reafirmações de conquistas no âmbito da educação de pessoas com necessidades especiais;
8. Currículo, progressão escolar e terminalidade na educação de pessoas com deficiência intelectual;
9. A pessoa com altas habilidades/superdotação: desafios e possibilidades do sistema escolar brasileiro;
10. A pessoa com transtornos globais do desenvolvimento/transtornos do espectro do autismo: desafios e possibilidades do sistema escolar brasileiro