EDITAL DE INCLUSÃO Nº 02

ANEXO I

 

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Área de Conhecimento: Biomecânica Aplicada àEducação Física

Classe: A Denominação: Professor Assistente A

RT: DE Vagas: 01

Titulação : Licenciatura em Educação Física, Mestrado em Educação Física, ou Ciências do Esporte, ou Educação, ou Áreas Afins.

Tipo de Prova: Escrita, didática, títulos e defesa de memorial.

Período de Inscrição :de 30/06/2016 A 29 /08/2016.

 

Área de Conhecimento: Ginástica

Classe: A Denominação: Professor Adjunto A

RT: DE Vagas: 01

Titulação: Licenciatura em Educação Física, Doutorado em Educação Física, ou Ciências do Esporte, ou

Educação, ou Áreas Afins.

Tipo de Prova: Escrita, didática, títulos e defesa de memorial.

Período de Inscrição: de 30/06/2016 a 29/08/2016.

 

Área de Conhecimento: Treinamento Desportivo e Musculação

Classe: A Denominação: Professor Adjunto A

RT: DE Vagas: 01

Titulação: Licenciatura em Educação Física, Doutorado em Educação Física, ou Ciências do Esporte, ou Educação, ou Áreas Afins.

Tipo de Prova: Escrita, didática, títulos e defesa de memorial.

Período de Inscrição: de 30/06/2016 a 29/08/2016.

 

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I

Área de Conhecimento:Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

Classe: A Denominação: Professor Adjunto

ART: DE Vagas: 02

Titulação: Graduação em Pedagogia ou em áreas relacionadas ao concurso. Doutorado em Educação ou em áreas relacionadas ao concurso.

Tipo de Prova: Escrita, didática, títulos e defesa de memorial.

Período de Inscrição: de 30/06/2016 a29/08/2016

 

 

 

ANEXO II

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

 

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Área de Conhecimento: Biomecânica Aplicada àEducação Física

Pontos:

1.Conceitos e fundamentos históricos da Biomecânica;

2. Biomecânica aplicada a Educação Física e seu papel na formação de professores;

3. Balanço da produção do conhecimento em biomecânica aplicada à Educação Física;

4. Bases da biomecânica do movimento humano: cinética e cinemática;

5. Biomecânica aplicada ao ensino e treinamento em esportes;

6. Biomecânica aplicada ao trabalho no espaço escolar ;

7. Biomecânica aplicada ao treinamento corporal;

8. Biomecânica aplicada ao trabalho com populações especiais e pessoas com deficiência;

9. Biomecânica aplicada à saúde e ao trabalho;

10. A biomecânica e possibilidades de trabalho multiprofissional.

Área de Conhecimento: Ginástica

 

Pontos:

1 Bases e fundamentos históricos da ginástica;

2. Processos de ensino-aprendizagem da ginástica e suas modalidades;

3. Teorias pedagógicas que fundamentam o ensino-aprendizagem da ginástica

4. Ginástica e práxis pedagógica: métodos de ensino-aprendizagem;

5. Ginástica e sistema educacional: dimensões técnico-pedagógicas ;

6. Dimensões técnico-pedagógicas da ginástica para populações especiais e pessoas com deficiência;

7. Dimensões técnico-pedagógicas da ginástica no mundo do trabalho e do lazer;

8. Balanço da produção do conhecimento em ginástica;

9. Formação de professor para o ensino e treinamento da ginástica.

 

 

Área de Conhecimento: Treinamento Desportivo e Musculação

Pontos:

1.Princípios, fundamentos históricos e conceitos do Treinamen

to Desportivo e da Musculação;

2..Abordagens, métodos e técnicas de ensino em Treinamento Desportivo e em Musculação;

3. Papel doTreinamento desportivo na formação do professor de Educação Física;

4. Balanço da produção do conhecimento científico em Treinamento Desportivo e em Musculação;

5. Aplicações do Treinamento Desportivo e da Musculação no trabalho com populações especiais e pessoas com deficiência;

6. O papel do Treinamento Desportivo no Sistema Escolar;

7. Aplicações do treinamento no sistema desportivo

8. Aplicações do Treinamento Desportivo e da Musculação na área da saúde e do trabalho;

9.Medidas e avaliação aplicadas ao Treinamento Desportivo e a Musculação.

 

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I

Área de Conhecimento:Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

Pontos:

1.Atendimento educacional especializado e salas de recursos multifuncionais: práticas e estratégias diferenciadas de ensino para pessoas com necessidades educacionais especiais;

2. A pessoa com deficiência auditiva: suas diferentes formas de comunicação, suas necessidades educacionais especiais e a operacionalização no sistema educacional brasileiro;

3. A escrita em Braille, os softwares para conversão de textos, a audiodescrição e a atividade dos ledores: tensões e colaborações na educação de pessoas com deficiência visual;

4. A equidade de oportunidades frente a superação das barreiras de acessibilidade tecnológica, comunicacional, arquitetônica e atitudinal no espaço da escola;

5. A História da Educação Especial no Brasil em suas diversas perspectivas;

6. Questões conceituais da categorização tripartida do público alvo da Educação Especial pessoas com deficiência, pessoas com transtornos globais do desenvolvimento e pessoas com

superdotação/altas habilidades;

7. Lei Brasileira da Inclusão: principais regulamentações e reafirmações de conquistas no âmbito da educação de pessoas com necessidades especiais;

8. Currículo, progressão escolar e terminalidade na educação de pessoas com deficiência intelectual;

9. A pessoa com altas habilidades/superdotação: desafios e possibilidades do sistema escolar brasileiro;

10. A pessoa com transtornos globais do desenvolvimento/transtornos do espectro do autismo: desafios e possibilidades do sistema escolar brasileiro