Oportunidades

Curso de Extensão Política e In/Formação do Educador Social

Curso de Extensão Política e In/Formação do Educador Social.


Ministrado pelo professor José Wellington Marinho de Aragão.


 



 


Período de inscrições: de 01 à 05 de maio.


 


Resultado: até dia 10 de maio na página da FACED.


 



Fórum de Avaliação da Aprendizagem

ava


Dia 20/03/2017 (segunda-feira) às 18h30, no Auditório I, estaremos realizando o Fórum de Avaliação da Aprendizagem, conforme previsto nas ações do Colegiado do Curso de Pedagogia Noturno. 


Assim, contamos com a presença de todos os(as) professores(as) e alunos(as). 


1º Encontro dos professores(as) em Estágio Probatório da FACED - 2017

convite


O encontro visa apresentar as diversas possibilidades de atuação de docentes, em estágio probatório, no ensino, pesquisa e extensão dentro da Universidade Federal da Bahia, especificamente na Faculdade de Educação. Além de ser momento ímpar para articulação de parcerias e intercâmbio de conhecimento entre o corpo docente e os técnicos administrativos.


Objetivos:



  • apresentar a estrutura da FACED: Cursos oferecidos (graduação e pós-graduação), responsáveis pelos setores de apoio pedagógico e administrativo;


  • conhecer os(as) docentes que estão em Estágio Probatório na FACED, dos Departamentos de Educação I e II, bem como suas expectativas na UFBA;


  • dialogar acerca das orientações para o cumprimento do Estágio Probatório (legislação e relatórios);


  • conhecer a dinâmica para submissão de projetos de extensão via sistema e sinalizar os editais abertos;


  • conhecer os Grupos de Pesquisas existentes na FACED;


  • socializar os eventos científicos e os Periódicos, em especial, apresentar a Revista EntreIdeias da FACED.

I Internacional e IV Nacional Simpósio Sobre Religião, Cultura e Sexualidades

df


O I Internacional e IV Nacional Simpósio sobre Religião Cultura e Sexualidades é uma iniciativa da Faculdade de Educação da UFBA junto com a Comunidade da Paróquia Anglicana do Bom Pastor em diálogo permanente com outras comunidades de fé, e movimentos sociais do nordeste brasileiro, África e América Latina. O Simpósio busca dialogar com várias instancias da sociedade incluindo outras comunidades religiosas, representantes do universo acadêmico e lideranças dos movimentos sociais nacionais e internacionais entendendo que o combate as várias formas de preconceito e discriminação que atuam perversamente em nossa sociedade deve ser um esforço conjunto. Os temas: Direitos Humanos, Política, Relações Étnico Raciais e Sexualidades que são as referências do SRCS -2016 foram escolhidos conjuntamente pela equipe que organiza o Simpósio com base nas principais questões que ocasionam a prática das mais variadas formas violência tendo como inspiração um discurso religioso de exclusão.


 


Datas:


07 de outubro de 2016 - sexta feira


Das 08h às 22 h (manhã, tarde e noite)


08 de outubro de 2016 - sábado


Das 08h às 18h (manhã e tarde)


Estão abertas as submissões de trabalhos nos formatos: Poster e Comunicação oral. Clique aqui para enviar.


Inscrições abertas e programação completa cliqueno link abaixo:


http://www.srcs2016.faced.ufba.br/


Informações: simposiorcs@gmail.com


Exposição Itinerante ‘Índios: Os Primeiros Brasileiros’ chega a Salvador

Exposição Itinerante ‘Índios: Os Primeiros Brasileiros’ chega a Salvador


 


“Exposição revê a história do Brasil assinalando a participação dos nossos primeiros


 


habitantes, os índios”


 




 


O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/UFBA) recebe, a partir do dia 02 de julho, a exposição Índios: Os Primeiros Brasileiros com curadoria de João Pacheco de Oliveira, professor titular e curador do Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional do Rio de Janeiro (MN/UFRJ), em parceria com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME). A exposição propõe ao visitante um passeio pela história do Brasil assinalando as diferentes formas pelas quais os indígenas foram vistos e incorporados ao processo de construção nacional. Com focona região Nordeste, ela está integrada por quatro espaços distintos: o ‘Primeiro encontro’, o ‘Mundocolonial’ (com a história que se pode ler nos livros didáticos), o ‘Mundo indígena’ (com outranarrativa, do ponto de vista indígena) e o ‘Brasil contemporâneo’ (com suas lutas e desafios). A exposição é fruto de anos de trabalho, articulando (equipe de) pesquisadores do Museu Nacional/UFRJ com representantes da APOINME e da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ),equipe d(o)a qual resulta pesquisa iconográfica sobre os modos como as populações indígenas vêm sendo representadas desde o século XVI. Compõem ainda a exposição fotografias e produção de rica cultura material por alguns dos/das dezenas de povos indígenas que habitam o Nordeste brasileiro.


 


Índios: Os Primeiros Brasileiros tem como objetivo estimular um processo de reavaliação efetiva do ‘nós’ e do ‘eles’, oferecendo ao público imagens e informações de natureza histórica e cultural,apresentando as culturas indígenas como algo vivo e dinâmico, plural, sobretudo propiciando umaidentificação positiva com tais coletividades.


 


 


SERVIÇO



Exposição Índios: Os Primeiros Brasileiros



Onde: Museu de Arqueologia e Etnologia/UFBA I Terreiro de Jesus, s/n, Prédio da Faculdade de Medicina, Pelourinho, Salvador.



Abertura


02 de julho, às 17h



Funcionamento


Quando: de 04 de julho a 29 de dezembro


Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h



Entrada: R$ 10,00 inteira | R$ 5,00 estudante


Estudantes da rede pública de ensino, membros de comunidades indígenas e quilombolas, idosos acima de 60 anos e integrantes da UFBA não pagam entrada. Os visitantes que desejam o acompanhamento de um monitor e grupos com mais de 8 pessoas devem agendar sua visita pelo telefone 71 3283-5546/5533.



Informações e Agendamento: 71 3283-5546/5533



Fecebook: osprimeirosbrasileiros / Evento do facebook: https://www.facebook.com/events/1162022007181611/?active_tab=highlights


Vídeo da exposição: https://www.youtube.com/watch?v=J8AS-aeqsfU



 



 


Atenciosamente,


 


Nathaly Gonçalves


Graduanda em Comunicação - Produção 


em Comunicação e Cultura - UFBA


(75) 99251-0844