Significado do lúdico e do estético no processo de transmissão do saber e do conhecimento em contextos pluriculturais. A criança, o brincar e a criatividade. Dimensão estética da cultura negra na Bahia. O conceito nagô de Odara, bom e bonito; conjunção do técnico e do estético. Arte Sacra Negra e Arte Sócio Lúdica. Formas de Comunicação nas culturas de participação.
Geral:
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Repensar a educação sob a perspectiva da estética. 
Específicos:
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Discutir o significado do lúdico e do estético em contextos pluriculturais; 
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Relacionar o lúdico, o estético e a criatividade; 
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Analisar a particularidade do estético no contexto pluricultural brasileiro enfatizando a cultura indígena e negro-baiana; 
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Desenvolver a sensibilidade e a consciência estética. 
Buscando a superação da dicotomia vivência-consciência desenvolveremos o curso procurando relações de reciprocidade entre estes pólos, através da análise de textos conjugada com uma vivência corporal e artística que possam contribuir para a dinamização e aprofundamento das discussões. Além disso, a seqüência do curso contará com outras atividades dinamizadoras, sempre seguidas de debate e avaliação: Entrevistas, sessões de vídeo, de teatro, de dança, de música, etc.
Envolverá todas as atividades do curso:
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Estudos, debates, e trabalhos práticos individuais e grupais; 
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Prova escrita; 
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Seminários. 
Unidade I: O significado do lúdico e do estético na educação
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Relações entre o lúdico e o estético; 
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A criança, o brincar e a criatividade; 
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O caráter estético da educação. 
Unidade II: A educação estética em contextos pluriculturais
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Arte e experiência estética; 
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A arte na educação - a sensibilidade e a consciência estética; 
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Arte e pedagogia pluricultural. 
Unidade III: Dimensão estética da cultura baiana
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Cultura e formas de comunicação; 
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Dimensão estética da cultura dos povos indígenas; 
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A tradição cultural afro-baiana e seus desdobramentos na atualidade; o padrão estético negro nas artes. 
