PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FACED/UFBA
	PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FACED/UFBA COMO AVANÇAR?
Em atenção aos professores, tanto aos que já estão inseridos em grupos consistentes, do ponto de vista teórico e infra-estrutural, quanto aos que estão iniciando, pertencentes a grupos e áreas emergentes, e ainda, atentas à avaliação das atividades fins e à necessidade de definição do projeto político pedagógico da Faculdade de Educação apresentamos a seguir um balanço sucinto da participação da FACED no PIBIC/UFBA 2008.
A intenção é reconhecer a possibilidade de ampliação da inserção da FACED no Programa de Iniciação Cientifica da UFBA, quanto ao número de envolvidos com pesquisas e orientações acadêmicas e científicas dos estudantes, enfrentando o que limita tal ampliação.
Somos 75 professores efetivos e 22 substitutos na FACED. Dos 75 efetivos 61 são doutores, 10 são mestres e 4 são especialistas (Anexo 1). Destes doutores 20 foram contemplados com um total de 28 bolsas de iniciação cientifica. Isto corresponde a aproximadamente 26% do corpo docente (Anexo 1).
O UFBA em números 2008 demonstra que a universidade foi contemplada no PIBIC (CNPq/ FAPESB/UFBA) com 569 bolsas e que seu contingente de estudantes da graduação é de 20.731.
Somos 21 grupos de Pesquisa. Foram contemplados com bolsa 12 Grupos o que representa aproximadamente 54% dos Grupos de Pesquisa da FACED/UFBA contemplados com bolsa PIBIC (Anexo 2).
Somos 5 Linhas de Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação, constituídas por 15 grupos de pesquisa, o que aponta para grupos de pesquisa sem bolsistas de iniciação cientifica no programa de pós-graduação em educação (Anexo 3).
Estes dados são reveladores e nos demonstram, por um lado, o potencial da FACED/UFBA e, por outro, o quanto ainda temos que avançar. Isto significa avançar no percentual de doutores envolvidos com a pesquisa, avançar na orientação científica dos estudantes, avançar na ampliação do número de bolsas de PIBIC para a UFBA e, com isto na ampliação do número de bolsas para os estudantes. A direção da FACED/UFBA vai atuar nesta linha, mesmo porque isto significa ampliar o financiamento da educação pública, ampliar o financiamento para ciência e tecnologia, investindo na formação dos jovens cientistas, dos professores pesquisadores, dos educadores críticos.
O SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACED/UFBA 2008, previsto para 22, 23 e 24 de outubro deverá ampliar, sim, nossa critica para avançarmos. TODOS ESTÃO CONVIDADOS a construir este evento.
ANEXO 1
Docentes Efetivos dos Departamentos de Educação/FACED
| Departamento | Doutor | Mestre | Especialização | TOTAL | 
| Educação I | 29 | 02 | 00 | 31 | 
| Educação II | 21 | 04 | 02 | 27 | 
| Educação Física | 11 | 04 | 02 | 17 | 
| TOTAL | 61 | 10 | 04 | 75 | 
Mlgoes, 28/05/2008
ANEXO 2
| UFBA/FACED GRUPOS DE PESQUISA – 2008 | |
| Grupo | Pesquisadores | 
| História da Educação na Bahia | Antonietta D’Aguiar | 
| MEL - Mídia/memória, educação e Lazer | Augusto Cezar Leiro Pedro Rodolpho Abib Romilson Augusto dos Santos | 
| NECEA - Núcleo de Estudos em Ciências e Educação Ambiental | João Batista Prudente Neto Cleverson Suzart | 
| NUTE - Núcleo Temático Trabalho e Educação | Iracy Picanço Lucia Franca Rocha Maria Regina Antoniazzi Sandra Maria Siqueira Uilma Amazonas | 
| REDPECT - Rede Cooperativa de Pesquisa e Intervenção em (in)formação, currículo e trabalho | Jamile Borges da Silva Teresinha Fróes Vera Fartes | 
| GESTÃO - Política e Gestão da Educação | Celma Borges Dora Leal José Albertino Lordêlo José Wellington Aragão Márcia Pontes Maria Couto Robert Verhine Robinson Tenório Sara Dick | 
| GRIME - Grupo de Pesquisa Interinstitucional de Pesquisa em Multireferencialista e Educação | Roberto Sidnei Macedo Teresinha Fróes Vera Fartes | 
| HCEL - História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade | Admilson Santos Antonietta D’Aguiar Maria Cecília de Paula | 
| LEG - Laboratório de Epistemologia Genética | Iara Rosa Farias Paulo Roberto Gurgel | 
| GELING - Educação e Linguagem | Dinéa Maria Sobral Muniz Emilia Helena Portella Iara Rosa Farias Licia Maria Beltrão Mary Arapiraca | 
| GEPEL - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ludicidade | Cristina D’Avilla Cipriano Luckesi | 
| GEINE - Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais | Álamo Pimentel Alessandra Barros Miguel Bordas Roberto Rabello Theresinha Miranda | 
| GEFIGE - Grupo de Estudos em Filosofia, Gênero e Educação | Tereza Cristina P.C. Fagundes Elizete Silva Passos Ângela Maria F. de Lima e Souza | 
| GEEPP - Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas | Cleverson Suzart Dante Galeffi Dinéa Maria Sobral Miguel Bordas Prudente Almeida Neto Theresinha Miranda | 
| GEC - Educação, Comunicação e Tecnologias | Alessandra de Assis Maria Helena Bonilla Nelson Pretto | 
| EMETEP - Ensino Médio, Trabalho e Educação Profissional | Vera Fartes | 
| FEP – Grupo de estudos sobre formação em exercício de professores | Maria Antonieta Tourinho Maria Inez Carvalho Maria Roseli Brito de Sá | 
| FORMACCE – Currículo, Complexidade e Formação | Celi Taffarel Maria Antonieta Tourinho Maria Inez Carvalho Maria Roseli Brito de Sá Roberto Sidnei Macedo Teresinha Fróes | 
| CERELEPE/Centro de Estudos sobre Recreação, Escolarização e Lazer em Enfermidades Pediátricas | Alessandra Barros | 
| GEPEMAE/Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre Matrizes Antropofágicas e Educação | Cleverson Suzart | 
| LEPEL/Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer | Carlos Roberto Colavolpe Celi Taffarel Cláudio Lira | 
| TOTAL DE GRUPOS – 21 | DOCENTES 65 | 
Mlgoes, 28/05/2008
Total de Grupos Pesquisa: 21
ANEXO 3
FACED
LINHAS DE PESQUISA/PPGE_2008
| LINHA de Pesquisa | GRUPOS de Pesquisa | 
| Currículo e (in)formação | FORMACCE GEC REDPECT EMETEP | 
| Filosofia, Linguagem e Práxis-pedagógica | GELING GEEPP LEG | 
| Políticas e Gestão da Educação | GESTÃO | 
| Educação e Diversidade | EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE GEINE GEPEL GEFIGE | 
| Educação, Cultura corporal e Lazer | LEPEL MEL HACEL | 
Mlgoes/28.05.2008
Agradeço a Meire Góes que contribuiu com o levantamento de dados.
